sábado, 15 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR

                         
Melhor Gestão Melhor Ensino



               No momento em que queremos compreender o mundo a nossa volta, a leitura torna-se importante em nossa vida. Temos um crescente desejo de interpretar o sentido daquilo que nos cerca, de ver o mundo sob diferentes ângulos, de comparar a história do livro com a nossa própria história.
Ler não é apenas decodificar símbolos, mas interpretar e compreender o que se lê. Para tanto, segundo Roxane Rojo, esse ato de cognição, de compreensão envolve conhecimento de mundo, conhecimento de práticas sociais e conhecimentos linguísticos.
As capacidades de leitura são muitas e explorá-las fará o aluno mergulhar nos textos e adquirir o gosto pela leitura.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM O TEXTO:

 “PAUSA” (Moacyr Scliar)



☺ Ativação de conhecimentos:

1.     O que você entende como “pausa”?
2.     Em relação ao texto o que você espera que vai acontecer com essa história de título “pausa”?
3.     Leitura do texto;
4.     Checagem de hipóteses;
5.     Com lápis colorido pintar os sinais de pontuação
6.     Levantamento de vocabulário (pedir ao aluno para grifar palavras que foram difíceis de entender no texto).

☺ Localização de informações:

7.     Quando ocorriam as pausas na vida do personagem? (tempo cronológico)
8.      Como era a rotina da personagem aos domingos?
9.      Localizações das ações (locais da história)
10.    Personalidade de Samuel/Isidoro (comparação da dupla personalidade)

☺ Inferências locais:

11.   Por que o personagem mente para sua esposa?
12.    Será que ele é feliz no casamento?
13.    O que leva o personagem a sonhar que está nu?
14.    O que levava o personagem a tomar esse tipo de atitude?
15.    Por que o personagem acreditava que não voltaria para o hotel?
16.    O que levou o autor a escrever esse texto?

☺ Recuperação de contexto:

17.   Dramatização da história

☺ Intertextualidade:

18.   Música: “Vamos fugir”, de Gilberto Gil 


☺ Outras linguagens:

19.   Trabalhar o psicológico da personagem

☺Produção de texto:

 Sugestão 1 : reproduzir o texto em forma de charge, textos com finais surpreendentes.
          (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697)

Sugestão 2: reproduzir o texto em forma de teatro e os alunos poderiam construir fantoches para encená-lo.
          (http://www.youtube.com/watch?v=b47D0lHNZKk)



Sobre o Autor:
Moacyr Jaime Scliar
Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre23 de março de 1937 — Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2011) foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contosromancesensaios e literatura infanto-juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.


_________________________________________
Colaboradoras: Clara B. Bonome Zeminian/ Cristiane Inocenti Rodrigues Moscatelli/Danielli Vieira da Silva/Edna Maria Selpis de Oliveira/Elaine Cristina de Oliveira Bava.


Agradecimentos:
A Deus por permitir que estivéssemos aqui
A nossa família por toda paciência e amor
e a toda Equipe Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP)



Referências
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX, boletim 10, 2010.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (Org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p. 275-277.



3 comentários:

  1. Meninas, ficou maravilhoso, obrigada pela interação , foi muito bom estar no grupo de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É emocionante ver o trabalho pronto. Ficou maravilhoso...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!