domingo, 16 de junho de 2013

" Avestruz "



  


TEXTO “AVESTRUZ” - MARIO PRATA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


I . Atividade oral – questionamentos sobre seus conhecimentos prévios.
Quais são os animais de estimação que vocês têm, teve ou se conhece algum amigo que tenha?
Quais animais exóticos que vocês conhecem?
 Pesquisar = questionar sobre seus conhecimentos em relação à ave. (suas características).

 II. Atividade de leitura e expressão oral
Leitura silenciosa. Localizar palavras desconhecidas no texto e procurá-las no dicionário. Substituir essas palavras por sinônimos correspondentes.
Trabalhar interdisciplinaridade englobando: Geografia e Ciências (localização do bairro  e nome científico da ave)
Identificar o gênero crônica e suas características. Sua estrutura (narração, descrição, dissertação)
Público alvo, o tema.

III. Expressão escrita
Intertextualidade – Filme: “Marley e eu” – o aluno deverá fazer uma intertextualidade do filme com o texto, abordando o tema: Animal de Estimação (afetividade).
Elaborar um texto explicando quais serão as implicações em ter um animal desse porte morando em um apartamento.
Produzir uma carta para a Associação Protetora dos Animais solicitando providências para o caso: um animal desse porte vivendo em um apartamento.
Jogo da memória com os animais exóticos trabalhados na pesquisa.
Procurar vários gêneros textuais que falem sobre o mesmo tema.

IV. Expor os textos pesquisados e a dramatização dos mesmos.




A Avestruz




Um comentário:

Obrigada pelo comentário!