TEXTO “AVESTRUZ” - MARIO PRATA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
I . Atividade oral – questionamentos sobre seus conhecimentos
prévios.
Quais são os animais de estimação que vocês têm, teve ou se
conhece algum amigo que tenha?
Quais animais exóticos que vocês conhecem?
Pesquisar = questionar sobre seus conhecimentos em relação à
ave. (suas características).
II. Atividade de
leitura e expressão oral
Leitura silenciosa. Localizar palavras desconhecidas no
texto e procurá-las no dicionário. Substituir essas palavras por sinônimos
correspondentes.
Trabalhar interdisciplinaridade englobando: Geografia e
Ciências (localização do bairro e nome
científico da ave)
Identificar o gênero crônica e suas características. Sua
estrutura (narração, descrição, dissertação)
Público alvo, o tema.
III. Expressão
escrita
Intertextualidade – Filme: “Marley e eu” – o aluno deverá
fazer uma intertextualidade do filme com o texto, abordando o tema: Animal de
Estimação (afetividade).
Elaborar um texto explicando quais serão as implicações em
ter um animal desse porte morando em um apartamento.
Produzir uma carta para a Associação Protetora dos Animais
solicitando providências para o caso: um animal desse porte vivendo em um
apartamento.
Jogo da memória com os animais exóticos trabalhados na
pesquisa.
Procurar vários gêneros textuais que falem sobre o mesmo
tema.
IV. Expor os textos pesquisados e a dramatização dos mesmos.
A Avestruz |
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir