Melhor Gestão Melhor Ensino
No momento em que queremos compreender o mundo a nossa volta, a leitura torna-se importante em nossa vida. Temos um crescente desejo de interpretar o sentido daquilo que nos cerca, de ver o mundo sob diferentes ângulos, de comparar a história do livro com a nossa própria história.
Ler não é apenas decodificar símbolos, mas interpretar e compreender o
que se lê. Para tanto, segundo Roxane Rojo, esse ato de cognição, de
compreensão envolve conhecimento de mundo, conhecimento de práticas sociais e
conhecimentos linguísticos.
As capacidades de leitura são muitas e explorá-las fará o aluno
mergulhar nos textos e adquirir o gosto pela leitura.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM O TEXTO:
“PAUSA”
(Moacyr Scliar)
☺ Ativação de conhecimentos:
1. O que você entende
como “pausa”?
2. Em relação ao texto o
que você espera que vai acontecer com essa história de título “pausa”?
3. Leitura do texto;
4. Checagem de
hipóteses;
5. Com lápis colorido
pintar os sinais de pontuação
6. Levantamento de
vocabulário (pedir ao aluno para grifar palavras que foram difíceis de entender
no texto).
☺ Localização de informações:
7. Quando ocorriam as
pausas na vida do personagem? (tempo cronológico)
8. Como era a rotina da personagem aos domingos?
9. Localizações das ações (locais da história)
10. Personalidade de Samuel/Isidoro (comparação da
dupla personalidade)
☺ Inferências locais:
11. Por que o personagem
mente para sua esposa?
12. Será que ele é feliz no casamento?
13. O que leva o personagem a sonhar que está nu?
14. O que levava o personagem a tomar esse tipo de
atitude?
15. Por que o personagem acreditava que não
voltaria para o hotel?
16. O que levou o autor a escrever esse texto?
☺ Recuperação de contexto:
17. Dramatização da
história
☺ Intertextualidade:
18. Música: “Vamos
fugir”, de Gilberto Gil
☺ Outras linguagens:
19. Trabalhar o
psicológico da personagem
☺Produção de texto:
Sugestão 1 : reproduzir o texto
em forma de charge, textos com finais surpreendentes.
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10697)
Sugestão 2: reproduzir o texto em forma de teatro e os alunos poderiam
construir fantoches para encená-lo.
(http://www.youtube.com/watch?v=b47D0lHNZKk)
Sobre o Autor:
Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 23 de março de 1937 — Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2011) foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou
como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua
prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura
infanto-juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos
principais jornais do país.
Moacyr Jaime Scliar |
_________________________________________
Colaboradoras: Clara B. Bonome Zeminian/ Cristiane Inocenti Rodrigues
Moscatelli/Danielli Vieira da Silva/Edna Maria Selpis de Oliveira/Elaine
Cristina de Oliveira Bava.
Agradecimentos:
A Deus por permitir que estivéssemos aqui
A nossa família por toda paciência e amor
e a toda Equipe Escola de
Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP)
Referências
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e
Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al.
Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões
sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos
na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de.
Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In:
Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da
UFRGS, 2011.
PIMENTEL, Carmem. Comunicação e educação em
rede: blogs na escola. Salto para o Futuro – Cultura Digital e Escola. Ano XX,
boletim 10, 2010.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de
leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto
digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo
(Org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p. 275-277.
Meninas, ficou maravilhoso, obrigada pela interação , foi muito bom estar no grupo de vocês.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ emocionante ver o trabalho pronto. Ficou maravilhoso...
ResponderExcluir